fbpx
Aug 23 2013

7º Festival Cinemúsica

De 5 a 8 de setembro acontece na cidade de Conservatória-RJ o 7º Festival CineMúsica, único festival de cinema do Brasil dedicado exclusivamente à trilha sonora dos filmes. Este ano o festival irá explorar as diferentes vertentes que compuseram o B Rock em filmes, shows, entrevistas e estudos, acompanhando a onda de comemorações em torno das 3 décadas que separam o estouro do movimento da revivescência atual.

O festival trás também uma grande novidade, o I Encontro Nacional de Profissionais de Som do Cinema Brasileiro (ENPSCB), que tem como objetivo principal contribuir para uma maior integração entre os profissionais do som do cinema nacional. É uma oportunidade para a valorização das atividades relacionadas ao universo sonoro cinematográfico do país, se tornando também um novo espaço para a reflexão e debate de questões referentes ao mercado de realização audiovisual, ao ensino e à pesquisa do som do cinema no Brasil. O encontro é composto por mesas de discussão, palestras e exposição de equipamentos que complementam a programação do  7º Festival CineMúsica.

Segue a programação das mesas e palestras:

Continue lendo


Aug 7 2013

O Cinema: uma arte sonora

O Cinema: uma arte sonora (Ed. Annablume, 2013) é o mais recente livro nacional dedicado exclusivamente à reflexão sobre o som cinematográfico. A autoria é da editora de som, professora e pesquisadora Virginia Flôres. “O eixo principal que guiou a escrita deste livro foi o de tentar compreender por que o som, sendo um dos elementos constituintes dos filmes, é tão pouco valorizado como ferramenta de trabalho técnico e estético, já que ele transforma, de maneira eficaz, a recepção de um filme”.

O lançamento do livro acontecerá no próximo dia 22 de agosto de 2013 às 19h na Blooks Livraria (Praia de Botafogo, 316, Rio de Janeiro-RJ).

“Dona de um texto fluente, Virginia Flôres leva para o livro seu didatismo, fazendo com que as reflexões e os conceitos apresentados sejam sempre acompanhados de exemplos fílmicos que enriquecem e esclarecem a leitura” (da apresentação de Eduardo Santos Mendes).