Esta semana Joaquim Pinto, português criador do FilmeBasee experiente profissional do som do cinema Europeu, escreveu no grupo de discussão sobre som no cinema Som Directo Cinema Video uma análise sobre a captação de som direto multipista e os fluxos de trabalho na produção sonora cinematográfica contemporânea. Pra mim foi uma grande fonte de aprendizado e por isso decidi tomar a liberdade de posta-la aqui:
Antes de mais, gostaria de expressar o meu entusiasmo em relação à diversidade criativa e à vitalidade da indústria cinematográfica e audiovisual brasileira. Sem conhecer de perto a vossa realidade, imagino que os diferentes métodos reflitam projetos de carácter distinto. Impressiona-me a vossa capacidade para conjugarem influências de outras cinematográfias com a vossa tradição, construindo uma identidade própria e original.
Em relação às opções de captação e pós-produção, sem querer ser fundamentalista, julgo que a introdução de gravadores multipista tem acentuado diferenças entre dois métodos.
Este ano foi lançado Brasil Animado, filme de animação considerado o primeiro longa brasileiro produzido com tecnologia 3D. Sem adentrar em méritos estereoscópicos, um grande destaque do filme é a trilha musical. Neste making of o compositor Alexandre Guerra, diretor musical de Brasil Animado, conta como foi o processo de criação das músicas do filme.
Este ano o filme Tropa de Elite 2 recebeu 8 troféus no10º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, considerado o “Oscar” brasileiro. O de Melhor Som estava na lista.
Por volta de novembro e dezembro do ano passado, época em que Tropa de Elite 2 estava estourado nas salas de cinema de todo o Brasil, eu passei a me questionar sobre como se deu o processo de construção sonora no filme que se tornara a maior bilheteria da história do país. Após não ter encontrado nenhum material que falasse sobre a etapa de pós-produção de som do filme, decidi então investigar sobre.
O resultado foi um artigo sobre desafios do som no cinema brasileiro e o processo de finalização de som de Tropa de Elite 2.
Produção Sonora no Cinema Contemporâneo: um olhar sobre desafios do som no cinema brasileiro e o processo de finalização de som do filme “Tropa de Elite 2”.
O que me instiga agora é entender por quê ainda são poucos os festivais nacionais que premiam o som. E outra.. como de fato é feito a escolha de melhor som de um filme nessas premiações?
- Artesãos do Som é um website criado com o propósito de estimular o desenvolvimento de uma melhor cultura e consciência sonora audiovisual;
- Todos os materiais deste website são apresentados aqui com fins educacionais e são creditados à sua fonte, quando possível;
- Não desejamos infringir direitos de quaisquer das partes no âmbito da marca e/ou lei de diretos autorais. Se alguém que detém os direitos autorais de qualquer uma das imagens, sons, textos e vídeos presentes neste website, e opor-se à sua presença aqui, por favor entre em contato e o referido material será removido.