fbpx
Apr 24 2021

Vida longa aos Artesãos do Som

Prezados leitores,

Após quase ser extinto neste ano de 2021, é em alto e bom som que anunciamos que o portal Artesãos do Som segue com seu conteúdo online disponível.

Graças aos 52 apoiadores e apoiadoras da nossa vaquinha, garantimos a preservação desta história nos próximos 8 anos.

O Artesãos do Som segue com o propósito de estimular o desenvolvimento da cultura e consciência sonora audiovisual no país. E, sempre que possível, ampliando sua fonte de material didático e de trocas de informações valiosas com professores, profissionais de som, pesquisadores, estudantes e interessados na área de todo o Brasil e do mundo.

Que todo esse material siga sendo útil para todos.

Aqui fica registrado nosso muito obrigado aos 52 apoiadores e apoiadoras que valorizaram nosso trabalho. Sem vocês, não estaríamos mais aqui.

Vida longa ao ARTESÃOS DO SOM!


Feb 17 2020

Retrospectiva #5: aperta o play

Ao longo desta retrospectiva dos 10 anos de história do Artesãos do Som, algumas pessoas ficaram curiosas para saber mais sobre a minha experiência como profissional de som, uma vez que aqui comentei mais sobre minha trajetória como pesquisador, organizador/produtor de eventos sonoros e webmaster do Artesãos. Desta forma, atendendo a pedidos, vou aproveitar então para contar agora um pouco dos trabalhos sonoros que desenvolvi na prática ao longo da minha história pessoal, entusiasmado como produtor de sons.

Para contextualizar, aos 4 anos de idade iniciei meus estudos de musicalização aprendendo a tocar flauta e piano, aproveitando os ensejos de uma mãe musicista e professora de música. Aos 12 comecei a estudar bateria, aos 14 comecei a tocar violão e harmônica como autodidata e aos 15 comecei a compor e tive minha primeira banda de rock/blues. Abaixo, aos 15 anos em uma gravação caseira de um ensaio com essa minha primeira banda para um festival do colégio.

Continue lendo

Feb 10 2020

Oscar 2020 e o que vale mais? A arte ou a técnica?

O Oscar é o prêmio mais importante e glamuroso do cinema americano que presenteia anualmente os profissionais da indústria cinematográfica em reconhecimento à excelência do trabalho e conquistas na arte da produção cinematográfica. Mas o que de fato é premiado? A arte ou a dificuldade técnica?

A reflexão proposta abaixo é do indicado a quinze Oscars e vencedor de dois, Randy Thom. O mais renomado Sound Designer da atualidade que em 2020 estará pela primeira vez no Brasil para celebrar os 10 anos de história do Artesãos do Som:

Continue lendo