fbpx
Aug 17 2015

Livro: Como Fazer o Som de um Filme de Carlos Abbate

Carlos Abbate

BOAS NOTÍCIAS PARA O MUNDO SONORO CINEMATOGRÁFICO!

Um ano depois de seu lançamento em espanhol, na Argentina, Carlos Abbate lança seu livro em português em São Paulo, dia 27 de agosto às 18hs no MIS, dentro da programação do 26o Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo.

No dia 05 de setembro estará em Conservatória/RJ, dentro da programação do 9º Festival Cine Música e do III Encontro Nacional de Profissionais de Som do Cinema Brasileiro, para uma sessão de autógrafos e para participar da mesa de debate “Som e Montagem: interação técnica e conceitual” com Karen Akerman, Ricardo Pretti, Vanessa Marques e mediação de Maria Byington.

Resenha do livro:

É, o mundo não está perdido mesmo, e às vezes chegam boas notícias. Uma delas é o lançamento de um livro sobre a realização sonora no cinema, assunto raro de se encontrar nas bibliografias sobre o tema. E o mais legal dessa notícia é que este livro foi o escolhido para inaugurar um projeto de edições próprias da ENERC (Escuela Nacional de Experimentación y Realización Cinematográfica) e que teve o apoio do INCAA (Instituto Nacional de Cine y Artes Audiovisuales) lá na Argentina.

O livro foi escrito por Carlos Abbate, coordenador do curso de Som dessa importante escola de cinema e um dos mais reconhecidos diretores de som argentinos, tendo em seu currículo filmes como O Filho da Noiva (J. J Campanella), A Prostituta e a Baleia (Luiz Puenzo), Kamchatka (M. Pineyro), entre outros.

É, nossos hermanos saíram na frente e editaram um livro de linguagem acessível que pode ser entendido por estudantes ou profissionais que estão começando, ou por um público mais curioso sobre o assunto. Sem ser muito técnico, e se atendo mais a procedimentos e métodos de trabalho, Abbate vai descrevendo todo o processo da realização sonora de um filme, desde a leitura do roteiro pelo Diretor de Som, até a cópia final. Ele acredita que, mesmo todos os processos sonoros estando agora no formato digital, devemos resgatar os métodos de trabalho e procedimentos de antigamente , preservando o “pensar no fazer” que já serviu a muitas gerações de profissionais.

Abbate sugere que o livro seja um guia introdutório para abordar o tema, que considera vasto, e sugere que o caminho para ser Diretor de Som passa pelo trabalho de assistente, para pegar experiência e ir adquirindo segurança. E, mais importante: treinar a escuta. E assim ele vai destrinchando e explicando todos os processos pelos quais o som vai atravessando durante a realização de um filme. Abbate divide o livro por assuntos: a pré-produção (isto é, a fase de preparação da filmagem), a filmagem e a pós-produção (todo o processo de edição de som, mixagem e cópia final). Para cada etapa existem procedimentos e métodos de trabalho que garantem a eficiência do trabalho, economizando tempo e dinheiro para a produção do filme, e promovendo a qualidade técnica e expressiva do som.

Carlos Abbate desvenda todos os segredos de como fazer o som de um filme e, pelos seus escritos, percebe-se que é um profissional experiente e de extremo rigor. A metodologia de trabalho que ele descreve é praticamente idêntica àquela praticada no Brasil, por isso este livro se constitui um guia atualizado para aqueles que querem seguir na área de som no audiovisual brasileiro.

4 Responses to “Livro: Como Fazer o Som de um Filme de Carlos Abbate”

Leave a Reply